sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Resenha de hoje - Por Edson Paim

De: edsonpaim
Para: fabiotardelli@transmineral.com.br , visao@transmineral.com.br
Data: 11/01/08 07:57
Assunto: Resenha do dia 11/01/2008 - Por Edson Paim
11/01/2008

* Após reunião com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e José Múcio (Relações Institucionais), líderes da base aliada, no Congresso, estão propensos a ressuscitar, a ainda insepulta CPMF.

- Este assunto tem provocado tanta celeuma e dor de cabeça, tanto no governo e na oposição, como nos segmentos da sociedade, penalizados pela sua supressão.

- A recriação da CPMF seria incluída no bojo da proposta da reforma tributária que o Planalto pretende enviar ao Congresso em fevereiro.

- O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, adianta que a medida não está nos planos, entretanto, pode ser "discutida".

- Poderia ter usado o jargão mineiro:

- Nem sim, nem não, antes pelo contrário”.


* O novo "imposto do cheque" teria uma alíquota de 0,20%, de caráter permanente, capaz de render R$ 20 bilhões, mediante a promessa de se destinar, totalmente, para a saúde.


* No mesmo encontro, líderes e os ministros aceitaram cortar R$ 8 bi das emendas coletivas e preservar as individuais.

- Entretanto, não fecharam a questão.


* O primeiro caso da febre amarela, neste ano, no país, foi confirmado pelo Ministério da Saúde, a do funcionário do Ministério do Turismo Graco Carvalho Abubakir, de 38 anos, ocorrida em Brasília, na terça feira.

- Foram descartadas pelo ministério outras três suspeitas - de um pecuarista em Minas, de um homem em Goiás e de uma pessoa, em São Paulo, que havia vindo de Dourados (MS).
Até ontem, havia oito pessoas com suspeita no país, informa o ministério.


* Serão treinados pelo Ministério da Saúde entre 100 e 200 soldados do Comando Militar do Planalto a fim de capacitá-los para identificar e combater, no Distrito Federal, focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e da dengue.


* O Exército, como as outras duas, integrantes do Ministério da Defesa nunca se furtou ao seu papel social, principalmente nos momentos de crise, como é o caso.

- Estão sob a responsabilidade do Exército as primeiras obras da Transposição das águas do Rio São Francisco.


* Até agora, não se entendeu a tentativa do governo de afastar a Força Aérea do controle de vôo de aeronaves civis, fazendo coro com as escusas reivindicações dos controladores civis, do que resultou o caos aéreo do ano passado.

- Felizmente o governo voltou atrás e os controladores colocaram a “viola no saco”, abandonando a infeliz tese da desmilitarização do controle de vôos, do que resultou que o caos e suas seqüelas começaram a diminuir, apesar do aumento de mais de 10% dos usuários desse tipo de transporte, em 2007;

- No fim, prevaleceu o bom senso e o controle de vôo foi devolvido ao órgão que mais entende do assunto, a FAB, sob a direção enérgica e competente do seu comandante, Brigadeiro Junio Sato, com a supervisão do Ministro da Defesa, Nelson Jobim.


* Liberdade, após mais de cinco anos, em cativeiro.

- Os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colombia) soltaram a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas e a ex-parlamentar Consuelo González.

- As duas reféns foram entregues numa clareira de selva a uma comitiva liderada pelo Presidente da Venezuela, Hugo Chaves..

- Clara Rojas já reencontrou a mãe.

- A libertação das reféns havia sido prometida para o final de 2007.

- A jornalista Eliane Cantanhêde diz: O Venzuelano foi a grande estrela da libertação, e daí?


* O fantasma de um possível racionamento de energia por falta de chuvas, ronda o Planalto.

- O plano preventivo do governo prevê o acionamento imediato de seis usinas termelétricas a óleo no Sudeste para aumentar a oferta de eletricidade em até 1.200 MW.

- Por outro lado, aumentará a produção de gás natural em1000 MW no Rio de Janeiro.

- Apontadas como uma alternativa, as usinas térmicas a óleo do Nordeste enfrentam problemas.

- O presidente Lula avisou os ministros que não quer, em seu governo, racionamento ou corte de energia elétrica.

- O presidente quer ver todos os problemas resolvidos, em curto espaço de tempo, e disse:

- "Não me venham cortar luz dos consumidores".


* O Presidente Lula confirmou que o senador Edison Lobão será o ministro de Minas e Energia.

- A briga do PMDB, agora, é pela maior fatia possível de cargos de segundo escalão em estatais do setor elétrico.

- Mas já diminuiu o “apetite” e passou a aceitar dividi-los com o PT.

- Haja cargos!


* Aproximadamente 26 milhões de brasileiros, beneficiários dos planos de saúde terão direito, a partir de 2 de abril, a cerca de cem novos procedimentos.

- É o que prevê resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar publicada no Diário Oficial.

- Atendimentos de fonoaudiologia, psicoterapia, nutrição, terapia ocupacional, testes genéticos para detectar doenças raras, além de cobertura de vasectomia e laqueadura, entre outros, constam da relação.

- O novo rol de procedimentos determina que os planos sejam obrigados a cobrir, por ano, seis consultas de nutrição, seis sessões de terapia ocupacional, 12 de psicoterapia e seis de fonoaudiologia.

- Alguns planos já oferecem parte desses serviços, mas sem caráter obrigatório do que resulta que muitos beneficiários acabam arcando com os custos ou decidam procurar a rede pública, aumentando a demanda desta, os custos e dificultando o atendimentos dos que não possuem planos de saúde.

- O governo afirma que a medida não provocará reajustes nos planos.

- Em caso de descumprimento da regulamentação, publicada ontem pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as operadoras do setor estarão sujeitas à penalidades, inclusive multas.

Nenhum comentário: